domingo, 10 de junho de 2007

Cemitério de pianos

Autor: José Luís Peixoto
Editora: Bertrand Editora
Classificação: *****

«à procura, procura do vento. Porque a minha vontade tem o tamanho de uma lei da terra. Porque a minha força determina a passagem do tempo. Eu quero. Eu sou capaz de lançar um grito para dentro de mim, que arranca árvores pelas raízes, que explode veias em todos os corpos, que trespassa o mundo. Eu sou capaz de correr através desse grito, à sua velocidade, contra tudo o que se lança para deter-me, contra tudo o que se levanta no meu caminho, contra mim próprio. Eu quero. Eu sou capaz de expulsar o sol da minha pele, de vencê-lo mais uma vez e sempre. Porque a minha vontade me regenera, faz-me nascer, renascer. Porque a minha força é imortal.»
Aqui fica esta sugestão de leitura, de um jovem autor português do qual eu gosto muito:
José Luís Peixoto. A sua forma de escrever é extremamente poética, mesmo quando o texto é em prosa, brinca com as palvras de forma subtil, construindo jogos narrativos que nos envolvem e prendem como uma teia.

2 comentários:

Noah Slee disse...

Mensagem do http://booklovers.blogs.sapo.pt
Ainda bem que gostou do meu blog e aqui estou a visitar o seu.
Relativamente a este autor - José Lúís Peixoto - fiquei com curiosidade em lê-lo.
É bom ver que ainda existem pessoas que gostam de ler.

Margarida Magalhães disse...

Adoro ler e sem dúvida que tinha que descobrir José Luís Peixoto... e este blog também...
Aqui fica um excerto da minha entrada sobre este livro e um convite para visitar o meu blog.

"Mas estamos a falar de José Luís Peixoto, e na sua escrita nada é simples, tudo é profundo e intenso, as descrições são tocantes e as vidas estão inundadas de sensibilidade e angústia."